Postagem em destaque

Lex Luthor e o que eu seria sem Jesus.

Por Nilson Pereira.  Primeiramente quero deixar claro que este texto é destinado a cristãos bíblicos e maduros que entend...

Nilson de O. P. Pereira

Nilson de O. P. Pereira
Um Cristão vivendo para ser Bíblico, Missional, Pastor de Família e Professor Reformado nas Relações.

Verdadeiro Cristianismo:

Verdadeiro Cristianismo:

sexta-feira, 7 de julho de 2017

Ser um Homem Cristão Bíblico.



Por Nilson Pereira
Sem dúvidas um dos maiores males da sociedade pós-moderna é o fato da má interpretação do senso de masculinidade. Este mal afeta inclusive a Igreja Cristã, se perpetuando por questões estatais, e afetando todos os ramos da sociedade como um todo. Os homens agem basicamente em dois extremos hoje: ou pensam que ser masculino é ter uma voz altiva e usar a força física, ou agem feito efeminados, trocando de papéis com mulheres em suas relações.
Esta crise de masculinidade é tão séria que é a origem dos problemas de gêneros que costumamos verificar em nosso tempo. Mas afinal, como um homem cristão deve se comportar? Deve agir e ser de forma bíblica. É impossível ser um homem como Jesus quer olhando para este século e se baseando no modelo de masculinidade que o nosso tempo oferta. Deve entender que, ao comparar o papel do homem com o de Jesus na mais importante instituição social que existe, o casamento, ser homem passa a ser, dentro de uma Comovisão Bíblica, um papel de liderança espiritual, sacerdócio, serviço, entrega, dor, foco, persistência, perdão, doação total e intransferível.
Ser homem é se doar em um projeto que pertença ao Senhor, a saber, Família, Igreja, Trabalho, Sociedade. Não é possível ser um homem bíblico sem se doar há algo. Por isso em Efésios 5 o apóstolo Paulo compara o homem cristão casado a Jesus, porque ser homem é automaticamente ser doador, assim como o Cordeiro de Deus se dou para lavar os nossos pecados, ser homem é doar a própria vida por uma mulher, filhos, Igreja.

Ser homem é errar, corrigir, ser humilde o suficiente para assumir os erros e pecados, e ser repreendido, corrigido, mas sempre com o foco de ser acertivo, forte e corajoso o suficiente para seguir tentando. Ser homem é amar uma mulher mais que tudo depois do Senhor, amar os filhos e se entregar a eles, ser homem é Educar, participar, Ensinar e aprender. Ser homem é ter como prioridade máxima trazer Jesus para o centro do seu maior ministério: sua Família! Ser homem é ser pastor de Família, em todo o contexto que as Escrituras cobram de líderes eclesiásticos, como por exemplo, I Timóteo 3, ou a carta de Paulo a Tito.
O Evangelho até alcança meninos, mas com o propósito de torná-los homens, o quanto antes. I Coríntios 13, um dos capítulos mais famosos de toda a Escritura, não tem como objetivo apenas a descrição do Amor, mas tem como meta principal na exegese do texto escrito pelo Apóstolo Paulo, falar de Maturidade. Através do Amor sim, mas com o objetivo de trazer Maturidade ao cristão.
Indico 3 livros fundamentais para um homem cristão ler nos dias de hoje: ‘’Ser homem” do pastor Fabrini Viguier, publicado pela editora Thomas Nelson Brasil, e “Pastores de Família’’ e ‘’O que ele deve ser se quiser casar com minha filha’’, do pastor norte americano Voddie Baucham Jr. Além de ser bem interessante ler ‘’O plantador de Igreja’’ de Darrin Patrick, publicado pela editora Vida Nova, nesta obra, o autor cunha o termo ''homenino'', homens com 30 anos ou mais, porém, que se comportam como adolescentes, algo cada vez mais comum nos nossos dias, infelizmente.

Indico dois episódios do BTCast, um podcast cristão que muito vem abençoando a Cristandade no Brasil, o 192 e 198. Segue links:
http://bibotalk.com/podcast/btcast192/
http://bibotalk.com/podcast/btcast198/
Indico que cada vez nós homens cristãos possamos contar com o Senhor, com nossas famílias e uns com os outros. Que o Senhor nos abençoe sempre, e que sigamos aprendendo e priorizando aprender o que é ser um homem cristão bíblico. Vamos aprender sobre isto até a volta do Senhor. Então que não sejamos frustrados em errar, mas regozijados por estamos persistindo em ser com Cristo.
Graça e Paz.

0 comentários:

Postar um comentário

Sola Scriptura!

Sola Scriptura!